8 dicas para otimizar ambientes pequenos?

pore-Reformas

8 dicas para otimizar ambientes pequenos?

Viver em um apartamento pequeno tem suas vantagens e desvantagens. A maioria dos proprietários escolhe um apartamento pequeno ou pela sua localização ou pela praticidade.

Enquanto um pequeno apartamento pode ser acolhedor, em contrapartida pode faltar espaço para guardar as coisas. Todos nós tendemos a acumular coisas quando moramos em uma casa por alguns anos.

A diferença é que, em uma casa grande, o amplo armazenamento oferece espaço para todos os itens extras. O desafio de otimizar o espaço em um pequeno apartamento não é apenas planejar o layout, o mobiliário, a decoração e o armazenamento, mas também fazer algumas mudanças no estilo de vida.

Confira agora as 8 dicas sobre como otimizar o espaço em um pequeno apartamento ou casa para torná-lo mais confortável e bonito:

#1 Projete um layout eficiente

Ao projetar o layout, divida a área em salas ou zonas menores depois de considerar a finalidade de cada uma. Por exemplo, a sala de estar pode precisar de assentos para os hóspedes, mas também é necessário que ela sirva como um quarto extra para acomodar visitantes durante a noite. Da mesma forma, um pequeno quarto pode servir também como um escritório. Ao procurar ideias sobre como otimizar o espaço em uma pequena casa, é essencial entender os requisitos de cada espaço antes de finalizar o layout.

#2 Utilizem as cores certas

O branco é o tom preferido para pequenos espaços, pois aumenta a sensação de leveza e apresenta o pano de fundo ideal para o mobiliário se destacar. Embora isso seja verdade, pode fazer a área parecer muito chata. Infundir cores pode fazer um pequeno apartamento parecer mais interessante além de ajudar a iluminar os interiores. Arquitetos e Designers de interiores recorrem frequentemente ao uso de cores para diferenciar áreas dentro de uma casa de plano aberto. É uma pequena ideia que pode ser facilmente utilizada em qualquer apartamento ou casa.

#3 Móveis grandes podem ajudar

Embora a percepção seja de que um grande sofá ocupará muito espaço em uma pequena sala de estar, é uma opção muito melhor do que móveis menores. Uma pequena sala com móveis minúsculos vai se assemelhar a uma casa de bonecas e chamar a atenção para as dimensões limitadas da área. Uma das idéias populares de pequenas salas de estar é o uso de uma peça maior que não só fornecerá mais assentos para os hóspedes, mas também criará a impressão de grandeza na área.

#4 Mobília multifuncional

Mobiliário que serve mais de um propósito é ideal para organizar o espaço em salas pequenas. Seja um sofá com uma bicama na sala de estar, uma ilha de cozinha que funciona como uma mesa de jantar ou uma cama dobrável que se transforma em uma mesa durante o dia, vale a pena investir em algumas dessas peças quando o objetivo é otimizar os ambientes.

#5 Compartimentos ocultos

Em uma casa pequena, o armazenamento é fundamental para tornar a área livre de desordem. É possível ficar sem espaço em armários e gabinetes rapidamente e, nesses casos, é aconselhável criar um compartimentos em camadas que possa ser escondido. Um exemplo disso é instalar uma cama alta no quarto, pois caixas ou gavetas podem ser facilmente encaixadas embaixo dela. Quando seu objetivo é otimizar espaços em ambientes pequenos, ir para a vertical é uma maneira eficaz de alcançar o objetivo. Por exemplo, os armários do chão ao teto permitirão que você armazene roupas sazonais e roupas de cama na camada superior até a hora de usá-la novamente. Uma cama com gavetas também é uma excelente alternativa para este propósito em um quarto.

#6 Como otimizar uma pequena cozinha

Estudar o layout é a chave para otimizar o espaço em uma pequena cozinha. Deve-se começar analisando o que se espera do espaço. Se a família não cozinha muito, então um fogão grande é desnecessário. Em vez disso, um micro-ondas embutido para reaquecimento pode ser uma escolha mais inteligente. Se a cozinha for integrada, a criação de armazenamento organizado pode ajudar a minimizar a desordem na área. Gavetas embutidas ou sistemas de gabinete, como compartimentos de talheres, unidades de empilhamento de placas ou carrosséis para panelas, podem ajudar a conseguir isso sem esforço.

#7 Organização é fundamental

A desordem é o maior inimigo quando se trata de organizar espaços pequenos. Uma sala bagunçada parecerá mais abarrotada, enquanto uma arrumada parece maior do que é. Além de ter um amplo espaço de armazenamento em cada sala ou área, deve-se ter o hábito de se livrar de coisas que não é necessário. A cada dois meses, deve-se avaliar as coisas que estão se acumulando, sejam jornais antigos e revistas ou utensílios que não são usados ​​há mais de um ano. Limpar regularmente a casa do que se acumula no dia a dia ajudará a otimizar o espaço de armazenamento disponível para que não seja preciso procurar novas áreas para organizar as coisas ou investir em móveis que farão com que a pequena sala pareça cheia.

#8 Não se esqueça de decorar!

Usar cores claras e móveis eficientes pode fazer um apartamento pequeno parecer sem brilho e sem inspiração. Portanto, ao analisar ideias para otimizar o espaço em um pequeno apartamento, é importante decorá-lo adequadamente para deixá-lo mais aconchegante e bonito. Os tipos certos de móveis e acessórios podem dar uma aparência luxuosa aos interiores para fazer com que o pequeno apartamento pareça maior do que é. Só é preciso um par de peças atraentes para transformar a aparência de um pequeno apartamento. Em um quarto, uma cabeceira impressionante pode ajudar a criar um ponto focal na sala. Em uma sala de estar, um espelho com moldura decorativa não só servirá para refletir a luz e o espaço para criar a impressão de uma área maior, mas também acrescentar um elemento estiloso à sala.

Nem todo proprietário tem um grande orçamento para redesenhar o apartamento para otimizar o espaço. No entanto, para criar um layout para otimizar o espaço em um pequeno apartamento ou projetar um armazenamento eficiente que ajude a manter os interiores livres de bagunça por anos, é necessário ter soluções de longo prazo que sejam melhor deixadas para os profissionais. É por isso que recomendamos consultar um arquiteto ou designer de interiores que possa aconselhar sobre as melhores ideias de design para uma pequena casa.

Quer reformar seu apartamento? Agende já sua visita com a gente. Clique aqui.

Sobre o Autor

e-Reformas author

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.